Vou ser bem sincero com você, eu gosto do primeiro filme de Mortal Kombat (1995), pra mim ainda é um dos melhores filmes baseados em games até hoje. Gosto até mesmo do Mortal Kombat 2: A Aniquilação (1997), que mesmo sendo ruim tem lá um certo carisma.

Mas o Mortal Kombat de 2021 é tão ruim que parece que foi feito de propósito pra ser assim, até as coisas boas que o filme tem são sabotadas.

Vem com o pai que eu te conto o porque.

Mortal Kombat (2021) - Hiroyuki Sanada e Joe Taslim
Hanzo Hasashi (Hiroyuki Sanada) e Bi Han (Joe Taslim) são as melhores coisas do filme.

História

A história do filme em suma é a mesma do game (só que não), existe um torneio secreto onde vários reinos e mundos disputam, quem vencer 10 vezes seguidas tomará conta do derrotado. O plano terreno (como é chamado o nosso mundo na história) já perdeu 9 vezes, se perder mais uma já era. Porém o feiticeiro Shang Tsung (Chin Han) é ardiloso e pretende acabar com os guerreiros da Terra antes do torneio, para enfim poder tomar conta de tudo.

É uma história clichê de torneios e de escolhidos? Sim, mas é uma história que funciona bem e que se bem trabalhada renderia um ótimo filme, o que não foi o caso.

Mortal Kombat (2021) - Kano (Josh Lawson)
Insuportável!

Parece que pegaram a história do game e pensaram: Como podemos pegar algo pronto e cagar em cima? Já sei, que tal fazer os escolhidos uma espécie de Power Rangers +18 que precisam descobrir o seu poder, Mortal Kombat 2: A Aniquilação (1997) fez a mesma coisa mas no sentido dos lutadores encontrarem a sua animalidade.

Mas não espere cenas de um treinamento árduo e sofrido é tudo muito jogado e sem peso algum, parece que nunca viram um filme desse tipo na vida.

Sem falar no que já está no trailer, os campeões agora são escolhidos por uma marca de nascença (mas se você matar alguém que tenha, ela passa pra você), ou seja, tentam fugir do clichê do escolhido, mas fazem de uma forma que os benditos escolhidos não tenham de fato importância.

Mortal Kombat (2021) - Ludi Lin e Max Huang
Liu Kang (Ludi Lin) e Kung Lao (Max Huang), o visual é bacana.

O filme se boicota o tempo todo

Mas não é só sobre o torneio (que não acontece) que se trata o filme, temos também a clássica rivalidade entre Scorpion e Sub-Zero.

A própria Warner divulgou os primeiros minutos do filme, que mostra Hanzo Hasashi (Hiroyuki Sanada) e Bi Han (Joe Taslim) lutando após o mesmo ter matado a família de Hanzo, essa parte se passa em 1617. Mas no filme isso não tem contexto algum, não mostra de fato o porque Hanzo e Bi Han serem rivais, o porque de cada um querer proteger o seu clã. Quem jogou o game sabe, mas se quiseram dar importância pra essa rivalidade, isso deveria estar no filme.

Mortal Kombat (2021) - Scorpion (Hiroyuki Sanada)
De longe o melhor personagem do filme… pena que aparece 5 minutos.

E olha que estou falando da melhor parte do filme (mas também não espere muita coisa), é uma cena de luta sem muita inspiração e cheia de sangue digital. Mas se comparada ao restante do filme ela se salva.

A sensação que eu tive é que Mortal Kombat seria um bom filme de Scorpion vs Sub-Zero, mas que foi estragado por um filme do Mortal Kombat no meio.

E ainda tentam enfiar o personagem novo (protagonista) no meio disso tudo, meu Deus. É como se pegassem um bom bolo de chocolate (bom, apenas bom), e recheassem com dois kg de sal.

Mortal Kombat (2021) - Mileena (Sisi Stringer)
Mileena (Sisi Stringer)… nem o visual é legal.

Uma péssima escolha de elenco

Tirando a escolha de Hanzo Hasashi/Scorpion (Hiroyuki Sanada) e Bi Han/Sub-Zero (Joe Taslim) o restante do elenco chega a ser uma piada de mal gosto. E olha não estou falando da etnia deles, isso pra mim é uma bobagem, mesmo porque Mortal Kombat é todo banhado na cultura oriental, então em teoria as escolhas teriam sido perfeitas.

Vou te dar dois exemplos aqui, Raiden (Tadanobu Asano) e Shang Tsung (Chin Han) ambos são jovens demais para o papel (ou no mínimo esteticamente jovens). E nem é só a parte estética que incomoda, tanto o roteiro quanto a interpretação de ambos, não passam nem de perto o poder que cada personagem tem.

Raiden parece um ser perdido e fraco, lembre-se o cara é o Deus do Trovão. Já Shang Tsung nem de longe lembra o feiticeiro sedutor e maléfico dos games, em vez de passar medo você fica com vontade de rir.

Mortal Kombat (2021) - Scorpion (Hiroyuki Sanada)
Deveria ganhar um filme só dele.

Sou fã, quero service

A Doug larga de ser chato o filme tem pelo menos uma lutas legais, ninguém está ligando para a história.

De fato o filme tem uma boa quantidade de fanservice, seja em fatalities clássicos, pôsteres colados nas paredes, objetos de cena, tem até pichação com os comandos de um fatality. Mas só um isso não carrega um filme, e olha que quem está dizendo isso é um dos maiores defensores de fanservice (até os desnecessários) que existem, mas um filme não dá pra ser só isso (tirando Jogador Número 1 rs).

E como disse antes, nem as cenas de lutas são lá aquelas coisas. As duas melhores cenas de luta (a do começo do filme e do fim) não são nada demais: são picotadas, rápidas e sem muita criatividade. Isso porque são as melhores, imagina o resto?

Mortal Kombat (2021) - Sub-Zero (Joe Taslim)
Rende um bom fanservice.

Pra te falar a verdade tem uma cena especifica que eu gostei bastante, talvez tenha sido a única cena do filme que me causou uma reação do tipo: Caraca, aí sim em? Não vou dizer qual foi, mas está relacionado com o Kung Lao (Max Huang).

Mas antes de acabar esse post, quero deixar um questionamento aqui pra você. Serve tanto para filmes de games quanto para qualquer obra que já seja áudio visual.

“Será que filmes de games São mesmo necessários?”

Pra mim não, principalmente hoje em dia que games possuem experiências cinematográficas. Veja esses dois vídeos, um é o trailer do filme de 2021 e o outro o trailer do game mais recente da franquia.

Não dá nem pra comparar né?

Ok Doug, mas vale a pena?

Se você assistiu aos primeiros minutos que disponibilizaram do filme no Youtube, você já viu o que o filme tem de melhor para oferecer. E é isso (rs).

Galeria de Fotos

Onde assistir?

Eu assisti Mortal Kombat (2021) na HBO Max.

Alguns filmes podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.

REVISÃO GERAL
História
O filme se boicota o tempo todo
Uma péssima escolha de elenco
Sou fã, quero service
mortal-kombatMortal Kombat (Mortal Kombat) - EUA, 2021 - 1h 50m.<br> Gênero: Fantasia, Ação, Aventura.<br> Direção: Simon McQuoid.<br> Elenco Principal: Lewis Tan, Jessica McNamee, Josh Lawson, Tadanobu Asano, Mehcad Brooks, Ludi Lin, Chin Han, Joe Taslim, Hiroyuki Sanada, Max Huang, Sisi Stringer.

5 COMENTÁRIOS

    • De filmes japas, que se passem no Japão e/ou que tenha uma temática japonesa que eu julgue relevante para o filme.

      No caso esse aí entrou pelo começo do filme (a melhor parte aliás) que se passa no Japão com um personagem japonês (no caso o Hanzo Hasashi/Scorpion).

      xD

  1. Pois é! Analisando bem a crítica do filme, conclui-se que ele foi um filme desnecessário! Pois apenas o primeiro filme já bastava! E agora nós fãs ficamos a ver navios! Valeu pela matéria da crítica! Ficou top e super bem feita as animações das imagens!

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui