Boa parte das pessoas quando se fala em filmes sobre sonhos (dentro de sonhos), imediatamente “A Origem” é o primeiro filme que lhes vem a cabeça. A Origem é um super filme, mas faltou o tempero, “Paprika”.

História

O filme gira em torno de uma revolucionária invenção que permite que os cientistas acesse os sonhos da pessoas e os grave para fins de tratamentos psicológicos, porém uma das máquinas é roubada e o filme se concentra em encontrar e derrotar esse tal “terrorista de sonhos”.

Parece familiar né? Pois é, futuramente farei um vídeo falando sobre o assunto … fiquem de olho.

Direção de Arte

Logo de cara o que chama atenção no filme é sua direção de arte, mesmo que a animação não impressione tanto, afinal é um filme de 2006, a escolha artística da animação é realmente algo digno de palmas e reflete perfeitamente como deveria ser um filme sobre sonhos, absurdamente maluco, colorido e nonsense.

Paprica (2006)

Não é um filme fácil

Paprika dificilmente deve agradar ao público de hoje que quer respostas fáceis e não gostam muito de pensar, o filme brinca a todo momento sobre se o que estamos vendo é sonho ou realidade, nunca fica bem claro o que realmente está acontecendo. O filme além de ficar pulando de sonho para sonho também não segue exatamente uma linha cronológica, indo e voltando no tempo a todo momento, veja o filme com total atenção, qualquer parte desapercebida fará falta depois.

Outra coisa que o filme também aborda é sobre termos várias personalidades diferentes em cada sonho, imagina você ser paraplégico na realidade e no sonhos não (Lost?).

O filme assim como boa parte da cultura pop japonesa é uma mistura de gêneros, no filme temos desde suspense a um final estilo “Tokusatsu”, tudo muito surreal, mas ao mesmo tempo hipnotizante.

O próximo parágrafo será repleto de spoilers, leia por sua conta e risco.

Paprica (2006)
Te lembra alguma coisa?!

Realidade ou sonho?

Recados dados, vamos para a parte onde o filme realmente impressiona, lembra que eu disse que nos sonhos podemos ter personalidades diferentes e até sermos pessoas diferentes, pois é, uma das personagens principais do filme só existe nos sonhos, ou como ela mesmo diz no filme: E quem disse que o sonho não é a realidade e a realidade o sonho?

Paprika, sonhos, loucuras e um filme obrigatório para qualquer fã de ficção científica e fantasia.

Este texto foi um dos primeiros textos que escrevi na internet (dá pra perceber né?), por isso resolvi compartilhar ele com vocês. Dei uma leve adaptada ao modo que eu analiso os filmes hoje.

Esse texto foi feito originalmente para o site JWave.

Trailer

Onde assistir Paprika (2006)?

Eu assisti no extinto serviço de streaming da Sony chamado Crackle.

Alguns filmes podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.

REVISÃO GERAL
História
Direção de Arte
Não é um filme fácil
Realidade ou sonho?
paprikaPaprika (パプリカ) - Japão, 2006 - 90 Min.<br> Gênero: Animação, Drama, Mistério, Ficção científica, Suspense.<br> Direção: Satoshi Kon.<br> Elenco Principal: Megumi Hayashibara, Akio Ōtsuka, Tōru Furuya, Tōru Emori, Katsunosuke Hori, Daisuke Sakaguchi.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui