My Girlfriend is a Serial Killer é um filme peculiar, eu diria que ele é mais interessante do que de fato um filme incrível. É um tipo de filme que dificilmente funcionaria no cinema americano por exemplo, pois ele tem aquela cara de Japão, e isso não dá pra emular.

Obviamente que como quase tudo no Japão, My Girlfriend is a Serial Killer foi baseado em um mangá (que eu não li), então tudo o que falarei aqui será baseado apenas no filme.

E o filme embora não seja necessariamente uma comédia romântica, ele é pensado como uma, porém por ter temas bem pesados ele caminho pra algo mais sério do que a premissa me fez acreditar, o que eu gostei.

Mais o mesmo tempo isso foi um pequeno problema, o filme deveria ou ter abraçado a galhofa ou indo muito mais profundo nos temas, essa escolha deixou as coisas um tanto quanto superficiais, é um bom filme? É! Mas tinha potencial pra ser um 5 estrelas.

My Girlfriend is a Serial Killer (2019) - Manami Enosawa, Yosuke Sugino
Como diz os jovens? Não shipei!

História

Etsurou Kurosu (Yosuke Sugino) é um jovem adulto que não trabalha, não estuda, é quase um hikikomori (um transtorno mental que se caracteriza por um isolamento social grave e prolongado, que afeta principalmente adolescentes e adultos jovens do sexo masculino).

Durante uma de suas crises ele tenta se matar, mas como ele mesmo diz:

“Não consigo nem sequer tirar a minha própria vida!”

A tentativa falha, mas acaba abrindo um pequeno buraco na parede. Ele olha e percebe que o buraco deu a visão para o quarto de sua vizinha, a lindíssima Rio Miyaichi (Haruka Fukuhara), obviamente ele se apaixona por ela, e eles começam a jantar juntos. Certo dia durante as suas sessões de voyeurismo ele descobre algo chocante, sua amada é uma assassina.

A premissa desse filme é uma das melhores coisas dele, embora eu preferisse que já não estivesse claro no título do filme, a nossa surpresa teria sido muito maior ao descobrir a verdadeira face dela. Entendo que a intenção do filme era usar essa premissa absurda para fazer uma alegoria aos relacionamentos modernos na sociedade japonesa, mas pareceu um potencial desperdiçado, e o final que se terminasse 5 minutos antes teria concertado tudo, mas fez questão de desperdiçar ainda mais a premissa.

My Girlfriend is a Serial Killer (2019) - Haruka Fukuhara, Yosuke Sugino
Como diz os jovens? Super shipei!

Psicogatinha x hikikomori

Nos últimos dias eu tenho visto vários filmes ou doramas onde as personagens femininas levam essas produções nas costas e se tornam os grandes destaques delas, mesmo que não sejam as protagonistas. Foi assim com os filmes Masked Ward (2020) com a personagem da Mei Nagano, com o filme Kabukichô: O Hotel do Amor (2014) com a personagem da Lee Na-ra e com o dorama Miss Sherlock (2018) com a personagem da Yuko Takeuchi. E agora com a “psicogatinha” da Rio Miyaichi (Haruka Fukuhara).

Rio Miyaichi, a tal namoradinha do título é a japonesa perfeita, nova, sorriso angelical, olhar brilhante, é o estereotipo da garota japonesa kawaii (mas acredite na realidade, a maioria realmente são bem “kawaiis”, mas são ciumentas e bravas… um dia conto essa história rs). E o fato de ter escolhido a atriz Haruka Fukuhara pra fazer esse papel só ajudou, pois ela é literalmente esse biotipo de mulher.

My Girlfriend is a Serial Killer (2019) - Haruka Fukuhara
Vai me dizer que você também não se apaixonaria? rs

O filme usa esse estereótipo do que se espera e do que se acredita ser a mulher japonesa ideal, pra justamente quebrar as expectativas, pois a Rio Miyaichi só tem a carinha de fofa, afinal ela é louquinha de pedra, mata sorrindo e sem remorso algum. Já assistiu a série Dexter? Então é como se o Dexter agora fosse uma waifu japonesa.

My Girlfriend is a Serial Killer é um filme com poucos personagem, a maioria está lá mais para figuração ou pra tentar fazer um triângulo amoroso (que não funciona rs). Mas desta vez o personagem masculino da trama não fica pra trás.

Como o Etsurou Kurosu (Yosuke Sugino) é um suicida, o fato dele ter se apaixonado por uma serial killer gera um relacionamento interessante, pois os dois realmente se apaixonam e fica claro que ele está disposto a morrer por ela e ela está disposta a matar por ele, mesmo que seja matando ele próprio. A dinâmica é muito boa, pois você consegue perceber ali uma certa dependência mutua, mas poderia ter sido mais aprofundado, assim como quase tudo no filme.

My Girlfriend is a Serial Killer (2019) - Haruka Fukuhara
Melhor não se apaixonar rs

Potencial desperdiçado

Não quero aqui desmerecer o filme e nem julgar o que ele poderia ser, mas é impossível não dizer que o filme tinha uma premissa muita boa pra ter ficado só na superficialidade. Principalmente quanto ele toca em temas complexos como: dependência sentimental, voyeurismo, psicopatia, tentar mudar alguém que você se apaixonou sendo o que sempre foi, ocultação de cadáveres entre outras coisas.

E o filme até vai mais fundo em algumas coisas inclusive ele tem cenas bem gráficas, e tem uma envolvendo gatos, que vai fazer você concordar com a Rio Miyaichi ter dado um fim no indivíduo. Mas essa não era de fato a proposta do filme, inclusive as cenas de morte usam muito sangue falso, feito com um CGI bem duvidoso, ao ponto de eu poder afirmar que ser tosco foi proposital, pois destoa de todo o filme que é super bem filmado. Beira a fantasia, inclusive tenho um teoria sobre isso rs.

My Girlfriend is a Serial Killer (2019) - Haruka Fukuhara, Yosuke Sugino
Não é romance se não tiver uma cena em cima do prédio

Mas ok, depois que você entende que o filme tentou fazer um equilíbrio entre um filme de romance com toques de humor, mas também ir mais fundo em alguns temas, você acaba embarcando na viagem e tudo fica mais de boa, mas aí veio o final que infelizmente quase sabota o filme.

O filme no final caminha pra um lugar seguro demais, e acaba desfazendo um final marcante que tinha feito poucos minutos antes. Ele até justifica, mas em termos de entretenimento a gente de fato ver como seria o final teria sido muito melhor, emocionante e deixaria a gente pensando por algum tempo. Tentar apagar o que aconteceu, pra deixar a expectativa pro que vai acontecer é bem frustrante.

My Girlfriend is a Serial Killer (2019) - Noriko Eguchi
Equipe de limpeza.

Ok Doug, mas vale a pena?

My Girlfriend is a Serial Killer é um filme interessante, com uma premissa de fato muito boa e com bons momentos. Tinha potencial pra ser um filme ainda melhor, mas preferiu ficar na superficialidade. Mas é super divertido e merece ser mais conhecido.

Trailer

Um adendo, o trailer tem basicamente o filme inteiro… se quer ver o filme, nem assista rs

Onde assistir My Girlfriend is a Serial Killer (2018)?

Eu assisti My Girlfriend is a Serial Killer (2019) através do finado Movie Asian Fansub.

Alguns filmes podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.

REVISÃO GERAL
História
Psicogatinha x hikikomori
Potencial desperdiçado
my-girlfriend-is-a-serial-killer-2019My Girlfriend is a Serial Killer (羊とオオカミの恋と殺人) - Japão - 2019 - 1h 43 min. <br> Gênero: Crime, Romance, Terror, Comédia. <br> Direção: Kayoko Asakura. <br> Elenco Principal: Haruka Fukuhara, Yosuke Sugino, Noriko Eguchi, Manami Enosawa, Show Kasamatsu, Naoya Shimizu, Wataru Ichinose, Hajime Okayama, Ikuma Nagatomo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui