Embora Monster seja bom o suficiente pra você assistir já sabendo de tudo e ainda gostar dele, até porque a forma com que a história é desenvolvida é sublime. Não dá pra negar que, é aquele tipo de filme que quanto menos você souber melhor.

Tentarei ao máximo não soltar spoiler por aqui (até porque esse é um filme que merece mais de um post), mas já fique avisado que talvez escape alguma coisa (rs)

Soya Kurokawa, Sakura Ando - Monster 2023
Uma tempestade se aproxima

História

Aqui pra mim é onde está a maior qualidade de Monster, já que uma história que a primeira vista parece simples aos poucos começa a mostrar a complexidade da vida humana, e o fato do filme ser japonês faz essas reflexões serem ainda mais interessante, mas calma que chegaremos lá.

Em Monster vemos uma história sobre bullying, sobre sociedade, sobre convenções sociais, sobre preconceitos, sobre burocracia, e principalmente sobre sentimentos e sofrimentos incubados por um sistema social que visa criar um bem maior, mesmo que pra isso sufoque os indivíduos. Ao mesmo tempo que o filme brinca o tempo todo sobre quem de fato é o “monstro do filme”.

Vamos lá (rs), em um primeiro momento acompanhamos a história de uma mãe jovem Saori Mugino (Sakura Ando), viúva, que tenta de tudo para criar seu filho Minato Mugino (Soya Kurokawa) da melhor forma possível. Porém ela começa a desconfiar de um comportamento introvertido e em certos momentos violentos de seu filho. Após uma cena onde seu filho se joga do carro, ela confronta ele e descobre… ele está sendo agredido pelo seu professor Michitoshi Hori (Eita Nagayama).

Akihiro Kakuta, Eita Nagayama - Monster 2023
Culpado ou inocente?

Mas será que isso realmente estava acontecendo?

Ao tentar confrontar a diretoria da escola, ela se esbarra em uma parede de polidez, um certa desprezo em relação a situação (mas tudo feito de forma mais educada possível) onde ninguém consegue de fato falar o que aconteceu, até que o professor supostamente agressor confessa que agrediu o menino.

Pois bem passado tudo isso, o garoto some durante a passagem de um tufão. E isso é basicamente os primeiros 45 minutos do filme, lembrando que é um filme de duas horas. Mas logo começa as reviravoltas.

Monster (2023) - Hinata Hiiragi, Soya Kurokawa
Precisamos proteger nossas crianças

Efeito Rashomon?

O efeito Rashomon é uma expressão usada para descrever uma situação na qual não se pode saber o que de fato aconteceu devido aos diferentes julgamentos das pessoas que a presenciaram, já que cada um interpreta o ocorrido de forma pessoal.

Esse nome foi dado após o lançamento do brilhante filme Rashomon (1950) do mestre Akira Kurosawa, que fez o filme todo baseado nesse nesse estilo narrativo.

Porém em Monster as coisas não são bem assim, no filme a gente acompanha a visão da história em três versões: a da mãe, do professor, e do menino. Porém não é necessariamente a versão de cada um e nós como espectadores que vamos decidir quem é o monstro a história, é meio que o contrário.

Monster (2023) - Yuko Tanaka, Soya Kurokawa
Se você não pode falar, então assopre

Apesar do filme mostrar a história por três visões diferentes, não são opiniões diferentes de cada uma. Mas visões e ângulos diferente daquele história na nossa perspectiva, na visão de quem tá assistindo o filme.

Sabe quando ouvimos boatos, e até “provas” sobre algo que alguém fez, e mesmo sem de fato verificar já começamos a julgar a pessoa? O filme faz isso a todo momento! O filme claramente quer criticar uma parte da sociedade, ao mesmo tempo que ele não quer vilanizar ninguém definitivamente. Acredito que você já deva entendido o que to falando né?

E olha que nem to falando 50% do que o filme oferece, pois isso entraria diretamente na grande virada do filme, mas é uma das coisas mais lindas e tristes que já vi em um filme. Pelo menos foi assim que eu interpretei o final.

Monster (2023) - Soya Kurokawa, Yuko Tanaka
Se você ainda não tiver se ligado, quando terminar o filme essa cena será ainda mais profunda

Quem é o Monstro?

Assista, e você vai saber… ou não (rs)

Ok Doug, mas vale a pena?

É difícil falar sobre Monster sem soltar alguns spoilers importantes da história, mas sem dúvidas é um filme que entrega um roteiro maravilhoso, esteticamente lindo (e não necessariamente estou falando só da fotografia) e com um final que eu achei sublime. Que você tenha um experiência tão maravilhosa como eu tive, bom filme.

Trailer

Onde assistir Monster (2023)?

Eu assisti Monster (2023) pelo Telecine.

Alguns filmes podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.

REVISÃO GERAL
História
Efeito Rashomon?
Quem é o Monstro?
monster-2023Monstro (Kaibutsu) - Japão - 2023 - 2h 05 min. <br> Gênero: Mistério, Thriller, Drama. <br> Direção: Hirokazu Koreeda. <br> Elenco Principal: Sakura Ando, Eita Nagayama, Soya Kurokawa, Hinata Hiiragi, Yuko Tanaka.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui