Uma das grandes reclamações dos fãs da franquia Godzilla é de que os monstros tem pouco espaço na tela, dando mais espaço para os humanos (o que é uma verdade). Porém eu acho isso uma coisa boa, o fato deles aparecem pouco é justamente o que faz os momentos em que eles aparecem serem grandiosos.

O Godzilla de 2014 por exemplo é uma prova disso, ele demora para aparecer, mas quando aparece você sente todo o peso e a imponência daquela animal maravilhoso. O problema em si é mais os personagens humanos serem desinteressantes do que de fato terem mais tempo de tela.

Mas em Godzilla II: Rei dos Monstros, acredito que encontraram um bom equilíbrio entre o tempo de tela das criaturas e dos humanos. Os personagens humanos continuam desinteressantes? Continuam! Mas convenhamos ninguém está aqui de fato para acompanhar uma história rebuscada não é mesmo? Queremos é ver os monstros se pegando na porrada, mas e aí que começa o meu grande problema com o filme, não dá pra enxergar nada direito.

Godzilla II: Rei dos Monstros (2019) - King Ghidorah e Godzilla
Linda essa imagem né? Mas no filme é bem mais escura.

No filme temos um aprofundamento da mitologia dessas criaturas, basicamente as criaturas eram os deuses desse mundo que estavam adormecidas e que agora ressurgiram para curar o planeta da sua maior doença, os seres humanos. Junta-se a isso um pouco de teoria da conspiração, terra oca e temos o filme.

E sendo sincero com vocês o enredo é até interessante, provavelmente no Godzilla vs Kong (2021), o King Kong vai se mostrar a criatura que convivia em harmonia com os humanos, vai brigar com o Godzilla, mas depois vão se unir contra uma parte de humanos malvados que criaram um monstro tecnológico/biológico (MechaGodzilla) com resto de criaturas mortas (não sei quando este texto estará público, mas pode anotar ai).

Godzilla II: Rei dos Monstros (2019) - Millie Bobby Brown
O personagem da Millie Bobby Brown é tão relevante pro filme que a única menção a ela nesse post é essa foto rs.

Claro que também precisam preencher o filme com humanos, afinal fazer um filme só de CGI seria absurdamente caro, basicamente temos aqui uma história familiar. A morte de um filho que morreu no primeiro filme, faz um casal de cientistas da Monarch irem para lados diferentes.

Um quer acabar com os monstros outra controla-los, mas ai descobrimos que ela na verdade é a “vilã” que quer fazer com que os monstros todos acordem, acabem com o planeta para acabar com a praga (nós), mas ai percebe que sua filha pode morrer, muda de lado de novo… seria legal se não fosse uma bobagem prepotente.

E ainda tentam (e falham) criar uma áurea de “a heroína que se sacrificou pela humanidade” no fim. Esqueça, tem outro sacrifício no filme que é muito mais emocionante (que obviamente não é de um humano).

Godzilla II: Rei dos Monstros (2019) - Zhang Ziyu
Zhang Ziyu (uma atriz que eu amo) preenchendo a cota chinesa pro filme poder passar na China.

Mas vamos para o que o interessa, os monstros. Ai que tá, ao mesmo tempo que é a melhor parte do filme poderia ter sido muito, mas muito melhor.

Toda a arte de divulgação do filme é linda, vemos as criaturas, vemos as luzes que elas emitem… mas na hora do “vamo ver” ou as cenas são a noite ou muito escuras, são poucas as cenas que de fato vemos as criaturas de corpo inteiro saindo no braço (e quando isso acontece é maravilhoso).

Entendo que fazer um CGI dessa magnitude com cenas se passando durante o dia é complexo e caro, muito caro. Mas às vezes parece até que estão com vergonha. Vejam por exemplo o filme Godzilla Resurgence (2016), é um filme japonês com todas as limitações orçamentárias que um filme japonês desse porte pode ter, mas eles não tem vergonha de mostrar seu monstro durante o dia, mesmo que às vezes fique claro o efeito pratico ou CGI não muito rebuscado (mas confesso que tem um certo charme).

Porém pelo trailer de Godzilla vs King Kong (2021) parece que as coisas vão mudar, temos mais cenas de dia no trailer do que em Godzilla II: O Rei dos Monstros inteiro.

Godzilla II: Rei dos Monstros (2019)
Uma das melhores cenas do filme.

A verdade é que não tenho de fato muito o que falar desse filme, poderia fazer um vídeo ensaio forçado dizendo que o filme na verdade não é sobre os monstros, mas sobre como o ser humano está destruído a si próprio? Poderia.

Ou até mesmo dizer que o fato das criaturas aparecerem pouco é parte da linguagem cinematográfica para fazer com que eles fossem mais impactantes e depois vender um curso online de crítica? Poderia.

Mas não farei (rs).

Ok Doug, mas vale a pena?

Pode não parecer, mas eu gostei do filme. Pena que resolveu esconder a sua melhor parte (o quebra pau de criaturas gigantescas) em um breu.

Trailer

Onde assistir?

Eu assisti Godzilla II: Rei dos Monstros (2019) no TelecinePlay.

Alguns filmes podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.

REVISÃO GERAL
Pontos Positivos (Quanto mais, melhor)
Pontos Negativos (Quanto menos, pior)
godzilla-ii-rei-dos-monstrosGodzilla II: Rei dos Monstros (Godzilla: King of the Monsters) - EUA - 2019 - 2h 12min. <br> Gênero: Ficção Científica, Ação. <br> Direção: Michael Dougherty. <br> Elenco Principal: Kyle Chandler, Vera Farmiga, Millie Bobby Brown, Ken Watanabe, Zhang Ziyi, Bradley Whitford, Sally Hawkins, Charles Dance, Thomas Middleditch.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui