Sempre ouvir falar de Evangelion (mas nunca vi nada), nem a série em anime e muito menos os filmes animados. Porém sempre ouvi falar muito bem e resolvi assistir (no caso os filmes da série Rebuild of Evangelion que em teoria seria uma forma diferente de contar a mesma história), e vou ser bem sincero com vocês… não é tão bom como eu esperava, mas achei bem promissor.
História
A história parece ser simples, um garoto é chamado pelo seu pai (que é rigoroso com ele, ao ponto de basicamente só querer usar o garoto para um fim misterioso) para conhecer o seu trabalho, chegando lá ele percebe que será usado numa guerra entre o que sobrou da humanidade contra seres conhecidos como anjos.
E aparentemente é só isso mesmo, mas ai veio a cena pós crédito que fez ver ver algumas coisas de forma diferente, tudo me parece uma conspiração maior (e não apenas o que restou do planeta lutando para sobreviver).
Mas a graça da animação pra mim está entre a relação do seus personagens e principalmente nas suas personalidades, com um destaque para o protagonista Shinji kari (dublado por Megumi Ogata).
Vale lutar por algo que não seja nós mesmos?
Lembra que eu disse que Shinji era um personagem super interessante, pois bem, ele é realmente um personagem complexo, ignorado pelos país, colocado no meio de uma guerra e vendo que só é enxergado se fizer o que todo mundo fala pra ele fazer.
Muitas cenas dele fora do EVA (robô que ele controla?) mostram toda a angustia que ele está passando, principalmente em uma cena que mostra ele no metro, onde todo mundo entra e sai, vai embora e ele está lá escutando sempre o mesmo trecho de uma fita (seria da mãe dele?).
Outra personagem interessante é Rei (dublada por Megumi Hayashibara), uma personagem sem muitas falas, mas que já nos apegamos em sua primeira cena (afinal, quem não se sensibilizaria por uma lindinha dessas sofrendo?). Tenho algumas teorias sobra quem realmente ela seja (o que me fez achar que a relação dela com o Shinji seja um tanto quanto peculiar).
Sou Fã, Quero Service
Eu sou um defensor de fan service, seja ele como referências, seja ele mais sensual, etc. Ainda mais em se tratando de uma obra japonesa, onde pra mim o fan service faz parte da linguagem.
Dito isso, achei as cenas de fan service dessa animação meio forçadas (não pela cena em si), mas a animação é teoricamente uma obra mais séria e em pelos menos dois casos a cena me pareceu forçada demais. Destaco a cena onde Shinji cai em cima de Rei que está pelada, a cena é engraçada, mais achei fora de contexto. A cena de sua capitã por exemplo no começo da animação (ela aparece meio que de quatro) não me incomodou.
Uma animação comum
Lendo por aí vi que a animação é quase que um resumo dos primeiros 6 episódios da série animada e usa muito de suas cenas. O que se percebe pois tecnicamente não é nada demais, muitas cenas os personagens estão até parados (coisa comum em séries animadas, pois é mais barato fazer assim).
E olha que é uma animação de 2007, já poderia ter sido melhor tecnicamente. Não assisti o anime, então não posso fazer uma comparação.
A cena pós crédito muda tudo
Eu realmente estava achando uma animação bem comum, com uma história bem comum, já muitas séries animadas com temas parecidos (até echiis) que considerei mais interessantes, mas tudo mudou quando vi a cena pós créditos. Pois como eu disse antes, ela me fez esperar algo mais promissor para as continuações e enxergar alguns acontecimentos de forma diferente, tudo ali me parece uma conspiração maior.
Que eu não esteja errado.
Ok Doug, mas vale a pena?
Embora eu realmente tenha esperado algo diferente (pois sempre ouvi falar muito bem dessa animação), o final me deu uma esperança de que as coisas podem melhorar e que Evangelion não seja “só” mais uma animação de robôs gigantes contra criaturas.
Trailer
Galeria de Fotos
Onde assistir Evangelion 1.11: Você (Não) Está Só (2007)?
Eu assisti Evangelion 1.11: Você (Não) Está Só (2007) no PrimeVídeo.
Alguns filmes podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.