Sabe porque eu disse que apesar do título é apenas um filme… ou será que não? Porque temos aqui um bom filme, até ele desistir de ser.
A história do filme é centrada em Asako (Karata Erika) uma jovem amante de artes que é super tímida e introspectiva, mas de uma beleza esplendorosa. Ela se apaixona a primeira vista por Baku (Higashide Masahiro) sujeito de alma livre e ambos vive um amor de novela (literalmente), pois toda a estética aqui é construída como um dorama adolescente, beirando um amor infantil e atente-se a isso, principalmente da parte dela.
Asako é repreendida pelos seus amigos que dizem que Baku não é um homem pra ela, que eles são muitos diferentes e que ele é um galanteador com surtos agressivos. Certo dia Baku sai pra comprar pão e não volta mais. Eu disse que era um dorama rs.
Pois bem, para tentar esquecer o trauma Asako se muda para Tokyo (ela morava em Osaka) e começa a trabalhar em um Cat Café, porém lá ela conhece Ryohei (Higashide Masahiro), um cara IDENTICO fisicamente a seu antigo amor sumido. Logo ela acaba se apaixonando por ele.
Já entendeu a jogada aqui né? Ela se apaixonou de fato por ele, ou ainda ama seu antigo amor?
Gostei bastante dessa premissa, pois além de ser que de fato acontece no mundo real (as pessoas sempre vão se interessar por algum que lembre o seu ex esteticamente). Existe um certo suspense aqui, sobre o porque deles serem idênticos. É a mesma pessoa? São pessoas diferentes? O que é que está acontecendo. Mas isso dura pouco, pois não era bem a intenção do filme, mas não deixou de ser interessante.
Assim que chega em Tokyo o filme vira outro, se antes Asako vivia uma paixão adolescente, agora ela vive um relação mais madura (por isso Asako I e II no título do filme), entende que de fato ela se tornou uma outra pessoa é sim ama Ryohei, ou será que não? Pois bem Baku dá as caras e as coisas começam a mudar.
E aqui chegamos no ponto chave do filme, o retorno de Baku. Se você ver outras opiniões por aí, você vai ver que as opiniões estão divididas, uns gostaram outros nem tanto. Eu fico no meio termo, pois a frase final (embora soe forçadíssima pra justificar a patacoada) me ganhou rs.
O que eu quero dizer com isso, Asako muda de ideia (sobre quem ela realmente ama) LITERALMENTE de uma hora pra outra. E óbvio que o retorno da Baku deixaria Asako confusa e ela não soube lidar bem com a situação. Porém a embalagem de um presente as vezes é melhor do que o conteúdo, ela percebe isso e muda de novo de ideia, de novo de uma hora pra outra.
Claramente Asako tem problema com ego e com bipolaridade rs… assim como o filme que resolve correr para acabar, desiste de correr e volta pro que era antes.
Ok Doug, mas vale a pena?
Se você gosta de doramas cheios de melodramas vai na fé que você vai gostar, caso contrário vai achar tudo forçadíssimo.
Onde assistir Asako I & II (2018)?
Eu assisti através do Sesc, disponibilizado pela sua plataforma Sesc Digital.
Ou logo abaixo rs, uma cortesia do canal Despertar:
Alguns filmes podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.