Provavelmente você já deve ter ouvido por aí que o K-Drama Round 6 teria plagiado algumas coisas do filme japonês All The Gods Will, mas será que plagiou mesmo? Eu assisti o filme e vou contar se de fato isso aconteceu, vem com o pai.

Antes de mais nada um aviso: Esse post terá spoiler do primeiro episódio da primeira temporada de Round 6 e do começo do filme As The Gods Will (que aliás é a melhor coisa do filme, porque depois disso o filme fica bem ruim rs), então veja por sua conta e risco.

Dividirei esse post em duas partes, na primeira parte uma breve comparação entre as obras e na segunda parte sobre o filme em si.

Vale lembrar que amanhã mais farei um outro post com minha opinião definitiva se de fato Round 6 plagiou obras japonesas, pois a intenção do post de hoje é falar mais sobre o filme do que do suposto plágio. Digo isso porque eu acredito que existe uma linha tênue entre plágio e inspiração, e Round 6 está bem no meio dessa linha.

As-THe-Gods-Will-Daruma

História

Bom vamos lá, basicamente jovens do mundo todo são trancados em suas escolas por uma força sobrenatural e são obrigados a disputar jogos infantis, porém esses jogos são mortais, quem não conseguir passar pelo jogo… morre. Te lembrou alguma coisa? Pois é!

Mas mesmo lembrando Round 6, é dificil afirmar que de fato existe um plágio aqui, pois filmes com essa premissa de jogos mortais é o que mais temos por aí, na cultura pop japonesa então quase toda obra é, mas o que fez algumas pessoas acusarem o K-Drama de plágio foi a primeira prova que é de fato “idêntica”. Se liga:

Daqui pra frente as obras se tornam bem diferentes, principalmente no propósito dos jogos e sobre quem está realizando os jogos (se de fato foi um plágio, pode ter certeza que Round 6 vai mudar isso nas próximas temporadas rs), mas a temática de jogos infantis mortais continua.

O que pega pra mim nesta cena são os ângulos, pois eles são praticamente idênticos. O diretor disse que escreveu Round 6 antes de As The Gods Will (2014), mas supondo que isso seja verdade, no mínimo ele viu esse filme antes de filmar o k-drama e acabou filmando cenas muito parecidas em jogos muito parecidos.

As-THe-Gods-Will-Sota Fukushi-e-Hirona-Yamazaki
Sota Fukushi (Takahata Shun) e Hirona Yamazaki (Akimoto Ichika).

O que por outro lado pode ter sido apenas uma coincidência, pois focar no rosto de personagens e no cronometro quando ele está acabando é um dos maiores clichês do cinema/tv então isso não seria plágio, é apenas genérico.

Como disse é um assunto complexo em que cada pessoa dependendo do seu repertório vai pender para um lado, no meu caso não acho que tenha sido um plágio, mas uma inspiração gigantesca.

Mas esse é um assunto para abordarmos depois, voltemos para o filme.

Round 6 realmente plagiou produções japonesas?

As-The-Gods-Will-Maneki-Neko
Maneki Neko, pena que o CG deu uma bela estragada nessa cena.

Um filme sem carisma

O grande trunfo de histórias sobre “jogos mortais” são os seus personagens, precisamos nos identificar com eles mesmo sabendo quais deles irão morrer, e nesse quesito As The Gods Will (2014) falha em todos os sentidos pra mim.

O filme já começa com um massacre (e de fato é uma cena boa, e a sacada de fazer sangue virar bola de gude bem interessante), o problema é que não conhecemos ninguém ali, então tanto faz quem iria morrer ou não. Coisa que Round 6 faz muito bem por exemplo, apresenta calmamente os personagens pra depois mata-los.

O filme até tenta dar um pouco de profundidade na relação dos personagens, mas tudo muito superficial e feito por flashbacks, se focaram mais nos jogos do que nas pessoas (e com jogos não sendo tão interessantes assim) foi um verdadeiro tiro no pé. Mas um vez volto pra Round 6, soube contornar alguns jogos chatos com foco no drama e nos personagens.

 As-The-Gods-Will-Matryoshka
Boneca Russa que fala, porque não?! rs

Um pouco irritante

Outra coisa que me incomoda nesse filme e que também reclamei no meu post de Liar Game (que também inspirou Round 6 rs) é a obrigação de conhecer outras obras pra poder entender de fato o contexto da história.

O filme acaba do nada com uma informação jogada na nossa cara, como eu conhecia o manga eu já sabia, mas e pra quem tá vendo só o filme? Vai esperar por uma continuação que até hoje não saiu pra entender o contexto?! Se bem que eu dei uma cochilada em certos momentos, vai ver explicaram rs.

Ok Doug, Mas vale a pena?

Tirando a primeira cena que é interessante (mas podia ser mais), achei um filme sem carisma e sem muita criatividade, Takashi Mike mandou mal nessa.

Trailer

Galeria de Fotos

Onde assistir?

Eu assisti As The Gods Will (2014) pela Funimation.

Alguns filmes podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.

REVISÃO GERAL
História
Um filme sem carisma
Um pouco irritante
as-the-gods-willAs the Gods Will (神さまの言うとおり) - Japão - 2014 - 1h57m. <br> Gênero: Thriller, Terror, Comédia, Mistério. <br> Direção: Takashi Miike. <br> Elenco Principal: Sota Fukushi, Ryunosuke Kamiki, Hirona Yamazaki, Mio Yuki, Jingi Irie, Shota Sometani, Nao Omori.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui