O post de hoje será mais informativo do que de fato opinativo (mas claro que terá minha opinião aqui rs), digo isso porque Kaidan Botan Doro Beauty and Fear na verdade é um mini dorama de apenas 4 episódios. O dorama faz parte do Premium Drama da NHK, que é o canal da NHK que é transmitido para o mercado internacional.
Se você já assinava esse canal em 2019, provavelmente poderia ter assistido esse dorama lá. Kaidan Botan Doro Beauty and Fear também faz parte da linha noturna da programação, geralmente com histórias mais adultas e que não economizam na violência e nem nas suas temáticas.
Mas não se engane, são 4 bons episódios e com bastante coisa acontecendo… o que de certa forma é uma qualidade e um problema, mas chegarei nessa parte (rs).
História
Na verdade Kaidan Botan Doro Beauty and Fear é uma coleção de contos, vamos desde a história de um samurai arrependido por um assassinato no passado, uma história de traição e uma história de amor entre um humano e uma Yurei.
Inclusive esse é um dorama que quanto mais você souber sobre a cultura japonesa, suas lendas e seus termos, mais você vai se conectar. Yurei por exemplo é basicamente um fantasma japonês, geralmente relacionado a personagens femininos, lindas, são o equivalente japonês das “succubus”. Succubus por sua vez é um demônio/espírito que drena a energia dos homens através do sexo (eu disse que era um dorama adulto rs).
As histórias são bacanas, mas acho que a forma com que eles interligaram elas deixam a desejar. Por exemplo, no final do terceiro episódio meio que as coisas já estavam resolvidas, mas ainda existe um salto temporal de um ano pra resolver assuntos pendentes. Não que o desfecho tenha sido de fato ruim, mas meio que fizeram o elenco de apoio virar protagonistas de uma história que não era deles, ou quem sabe eles eram os protagonista e outros coadjuvantes? Enfim, um pouco confuso.
Morreu de amor?
A história mais interessante dessas todas é a da Yurei. História essa que é baseada no conto Botan Dorō (The Peony Lantern) que é uma história de origem chinesa, mas como o Japão na época ainda era um país muito fechado (século XVII) algumas mudanças foram feitas. Na época era uma história bem didática com lições budistas e de carma. No Japão pegaram essas referências, misturaram com a cultura japonesa e virou uma história sobre as consequências de se amar e ter relações sexuais com um fantasma.
Existem várias versões sobre essa história, que é considerada uma das primeiras histórias de fantasma no Japão, foi a história responsável pela criação do gênero Kaidan (histórias de fantasmas do período Edo).
Se você gosta de Japão já deve ter visto muitas histórias de Kaidan por aí, pois ela vai desde filmes, teatro kabuki entre outros. A minha versão preferida da história é do filme Contos da Lua Vaga (1953) que por sua vez é baseado no conto Ugetsu Monogatari., que por sua vez á derivado do conto Botan Dorō.
Em Kaidan Botan Doro Beauty and Fear temos então a “primeira versão” dessa história, obviamente adaptada para se encaixar na história do dorama. No caso temos uma moça angelical, que se apaixona por um Ronin. Mas como estamos falando do período Edo, obviamente as coisas não seriam tão fáceis, e ela literalmente “morre de amor”, mas volta dos mortos pra encontrar o seu vivo amado.
A primeira vez que ela aparece é ao mesmo tempo assustador e bonito, tanto que virou meio que o “tema de encerramento” de todo episódio. É também o núcleo do dorama onde temos um pouquinho de comédia, porém as coisas se resolvem rápido demais e a melhor história do dorama parece que fica perdida no meio.
Uma antologia seria melhor
Lembra da história do samurai arrependido? Então ele é o pai da mocinha fantasma, e a história dele também é boa. Arrependido por ter matado um Ronin (samurai sem mestre) no passado, ela passa a vida toda remoendo esse erro. Até que ele aceita ser o mestre de um jovem samurai Ronin (porém esse jovem é o filho do samurai que ele tinha matado no futuro).
Eles criam um relação muito boa entre eles, não vou dizer o final obviamente, mas me surpreendeu e as cenas de luta são até decentes. Mas acontece o mesmo erro da história anterior.
Se a história dos fantasmas parece perdida no meio, a história dos samurais parece perdida no começo e no fim. Talvez se tivessem escolhido fazer uma história antológica, ou seja cada episódio contando uma história separada, o estranhamento não existiria e tudo teria sido mais interessante.
Tecnicamente não tenho o que falar, é um dorama decente, com uma boa construção de época, o que na verdade não é difícil. Tem várias cidadezinhas japonesas que ainda possuem a arquitetura do período Edo e muita coisa também foi feita em estúdio, não tinha como errar. Mas também não espere algo acima da média, é apenas decente.
Ok Doug, mas vale a pena?
Dorama curtinho, rápido de assistir e com bons momentos. Mas se tivessem feito uma antologia teria sido melhor e mais organizado.
Trailer (na verdade é um trecho do dorama)
Onde assistir Kaidan Botan Doro Beauty and Fear (2019)?
Eu assisti Kaidan Botan Doro Beauty and Fear pelo Cine Asian Space.
Alguns doramas podem não estar mais disponíveis no catálogo dos serviços de streamings e nem a venda, mas estou sempre atualizando os links… então fique sempre de olho.